Projetos

Formação de Professores para Questões Ambientais  via Estudo do Meio

 

 

“Garantir a existência de um ambiente sadio para toda a humanidade implica em uma conscientização realmente abrangente que só pode ter ressonância e maturidade, através da Educação Ambiental. Um processo educativo que envolva ciência e ética e uma renovada filosofia de vida, dotadas de atributos e valores essenciais: capacidade de escrever sua própria história; informar-se permanentemente do que está acontecendo em todo o mundo, criar culturas e recuperar valores essenciais da condição humana. E, acima de tudo, refletir sobre o futuro do planeta.”

AB’SABER, Aziz. Reconceituando Educação Ambiental

Este projeto é proposto por uma equipe de educadores colaboradores do LAPECH (Laboratório de Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas da Faculdade de Educação da USP) sob a coordenação da professora Nídia Nacib Pontuschka, que desde a década de 80 vem se dedicando à formação inicial e continuada dos que pretendem exercer ou exercem a profissão de professor.

O trabalho educacional do LAPECH caracteriza-se por:

· Realizar pesquisas no campo das Ciências Humanas e da Educação.

· Estabelecer relações entre Universidade e Escola dos níveis fundamental e médio, através de ensino e pesquisa.

· Ser multidisciplinar, com ênfase na interdisciplinaridade. A equipe de professores-pesquisadores responsáveis pelos projetos constitui-se de profissionais de distintas áreas, entre arquitetos, biólogos, geógrafos, historiadores, matemáticos, físicos, químicos, arte-educadores e especialistas em língua materna. Consideram a incompletude dos saberes específicos para a pesquisa e ações que pretendem realizar e a importância do diálogo entre esses saberes, aliando-se, assim, aos que procuram novos paradigmas científicos para dar conta das necessidades contemporâneas.

· Contar com a participação da equipe de educadores em todas as etapas do projeto: preparação, execução e avaliação, realizada ao final de cada momento do processo.

· Considerar as prioridades dos agentes locais onde o projeto se realiza, bem como, os saberes aí produzidos.

· Integrar os agentes locais ao projeto.

· Ocupar-se da formação dos agentes locais, visando-lhes à possibilidade de futuras ações.

O projeto tem como pressuposto o Estudo do Meio, que, como método, realiza um movimento de leitura de um espaço humano, através de múltiplas ações, combinadas e complexas. É uma proposta de formação continuada para educadores cuja metodologia prevê o diálogo, ação interdisciplinar, formação de um coletivo e o professor como pesquisador de sua prática, de seu espaço, de sua história, da vida de sua gente, de seus alunos.

Os resultados do projeto devem ter repercussões na comunidade escolar e contribuir para a ampliação da bibliografia discutida na Universidade nos cursos de graduação e de pós-graduação que formam professores e pesquisadores, nas várias áreas do conhecimento.

Responses

  1. Muito bom mesmo, conteúdo de qualidade e significativo. me ajudará muito na organização do meu TCC.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: